DIFUSÃO DE DADOS DO PRÓTON PDV
DEFINIÇÕES
A Difusão de Dados é um novo processo do PRÓTON ERP que visa substituir a atual rotina de Geração de Cargas Offline no qual será responsável por alimentar os pontos de venda (PDV) com os dados necessários à sua operação, provenientes da retaguarda (ERP). Essa rotina é de fundamental importância para o faturamento de uma loja de varejo, não admitindo interrupções ou inconsistências que comprometam a disponibilidade, integridade e segurança dos dados.
Os principais benefícios estão baseados em uma segurança maior no tráfego de dados entre o servidor de PDV e a retaguarda, o controle da parametrização e a monitoração do serviço de integração pela retaguarda.
PROCESSOS ENVOLVIDOS
- 462 - Cadastro de Parâmetros do Servidor de PDV
- 678 - Geração de Carga Offline
- 474 - Atualização da Versão do Banco de Dados do PDV
- Configurações do Serviço no Servidor de PDV
ARQUITETURA
A arquitetura de funcionamento do PRÓTON PDV foi reformulada em quatros módulos sendo três no PRÓTON ERP e um no servidor de PDV. No ERP estarão os processos de Cadastro de Parâmetros do Servidor de PDV, a Geração e Monitoração de Difusão (Geração de Carga Offline) e a Atualização da Versão do Banco de Dados do PDV. Ao gerar a carga de dados, o servidor de PDV efetuará a difusão e liberará os dados para o PRÓTON PDV.
FUNCIONAMENTO DA DIFUSÃO DE DADOS
1º PASSO: INSTALAÇÃO DO SERVIÇO DE INTEGRAÇÃO NO SERVIDOR DE PDV
O primeiro procedimento a ser realizado para utilizar a difusão de dados é a instalação do serviço de integração no servidor de PDV que deverá ser efetuada por um técnico orientado pela Próton Sistemas ou pelas suas revendas. No pacote de instalação do serviço, no servidor de PDV, o usuário deverá copiar todos os objetos para a pasta C:\Proton\pdv-server\bin e executar como administrador o arquivo "com.proton.pdv.service.INSTALL.bat". Obtendo êxito, será exibida a mensagem: Service installed successfully (Serviço instalado com sucesso)
Em seguida, no arquivo com.proton.pdv.properties configure os dados de conexão com o servidor do PRÓTON ERP. Na linha ORA_HOST, deve-se informar o IP ou DNS do servidor ORACLE da retaguarda, e na linha ORA_SERVICE, a instance ORACLE usada pelo ERP. Após a configuração, acesse o Serviços do Windows, localize e inicie o serviço ProtonPDVService.
2º PASSO: PARÂMETROS DO SERVIDOR DE PDV
Concluindo a instalação do Serviço, realize o cadastro dos parâmetros de PDV em CONTROLE > CADASTROS > PARÂMETROS > 462 - PARÂMETROS DO SERVIDOR DE PDV.
Para realizar o cadastro dos parâmetros do Servidor de PDV, é necessário confingurar as Unidades de Negócios que serão atendidas, o modo operacional da carga do PRÓTON PDV e definir e-mails que receberão mensagens sobre a geração da carga de dados.
O preenchimento dos campos deve ser realizado conforme instruções a seguir:
1 - Código Servidor: Código que identifica o Servidor de PDV na retaguarda (PROTON ERP).
Este código deve ser informado no arquivo C:\Proton\pdv-server\bin\com.proton.pdv.properties, na linha SERVER_ID.
2 - Descrição Servidor: Descreva a identificação do servidor de PDV associado a Unidade de Negócio.
3 - DNS: Descrição do Nome da Máquina onde está alocado o servidor de PDV. Este campo é alimentado automaticamento após a inicialização do serviço "ProtonPDVService".
4 - IP (Protocolo de Internet): - Código de identificação do Servidor de PDV. Este campo é alimentado automaticamente após a inicialização do serviço "ProtonPDVService.
5 - Modo Operacional: Define como os arquivos de dados serão gerados para as Unidades de Negócios. Existem duas opções:
- A - Baixar Carga Automaticamente: O arquivo DBECF.GBD será disponibilizado automaticamente após a geração da carga, na pasta configurada via banco de dados.
- B - Baixar Carga Diariamente em Horário Fixo Indica que a geração do arquivo DBECF.GBD será iniciado no horário agendado em "Hora / Minutos". Ao concluir a geração da carga, o arquivo será salvo na pasta especificada anteriormente.
6 - Hora / Minuto: Este campo é habilitado quando a opção selecionada em "Modo Operacional' for "B - Baixar Carga Diariamente em Horário Fixo". O formato de horas aceito é HH:MM (Exemplo 22:00).
7 - Enviar alertas via Email?: Selecione S para enviar e-mails com alertas administrativos e informações sobre a geração da carga de dados para os PDV's. Caso não tenha interesse em enivar e-mails, selecione N.
Obs: Informando S, os campos Servidor E-mail, Porta, Usuário, Senha, Rementente e Destinatários ficarão habilitados para configuração.
8 - Servidor Email (SMTP): Informe o nome do servidor de saída de email.
9 - Porta: Informe a porta utilizada pelo servidor de email.
10 - Usuário Email Informe o e-mail de usuário para autenticação do servidor SMTP.
11 - Senha: Informe a senha de autenticação do usuário de email informado anteriormente.
12 - Remetente: Informe o usuário remetente da mensagem a ser enviada nos emails.
13 - Email Destinatário 1: Informe o primeiro destinatário para o recebimento de email.
14 - Email Destinatário 2 Informe o segundo destinatário para o recebimento de email.
Após alimentar as Informações Gerais, clique em Gravar. Em seguida, será solicitado o número da unidade de negócio atendida pelo servidor cadastrado.
Concluído o cadastro dos parâmetros e iniciado o serviço 'ProtonPDVService', os campos DNS e IP serão preenchidos com as informações do Servidor de PDV. Durante a geração da carga, o status do serviço será exibido conforme imagem a seguir:
3º PASSO: GERAÇÃO DE CARGAS E DIFUSÃO DE DADOS DO PDV
O processo de Geração de Cargas para o PRÓTON PDV foi modificado para melhor gestão da rotina do sistema. Além de gerar a carga para o PDV, a nova funcionalidade permite a monitoração e a difusão de dados do servidor de PDV. Este processo está localizado em 1 FATURAMENTO > VAREJO > 678 - GERAÇÃO DE CARGA OFFLINE.
Para acessar a Geração de Carga Offline, é necessário o cadastro prévio das configurações do servidor de PDV, conforme instruções anteriores. Se o cadastro não for realizado corretamente, será exibida a seguinte mensagem:
Se os cadastros estiverem corretos, a tela de geração de carga será exibida da seguinte forma:
Através dos botões abaixo, algumas açoes podem ser realizadas:
1) ATUALIZAR: Atualiza a lista de unidades de negócios habilitadas para a geração de carga do PDV.
2) MARCAR / DESMARCAR TODOS: Pode marcar ou desmarcar todas as unidades de negócio de uma única vez, habilitando-a para a geração de carga e difusão de dados.
3) GERAR CARGA: Inicia o processo de geração da carga de dados para o PRÓTON PDV.
4) REFAZER DIFUSÃO: Refaz a última difusão de dados realizada pelo processo.
Abaixo dos botões, serão listado todas as unidades de negócio associadas ao servidor de PDV cadastrada e o detalhamento da monitoração indicando como estão as situações da carga, da difusão e o status do serviço.
Unidade: Identificação da Unidade de Negócio (Código + Nome Fantasia).
Servidor: Identificação do Servidor de PDV associado a unidade de negócio (Código + Descrição do Servidor de PDV).
Carga: Status da geração da carga de dados.
Data Carga: Data da última geração da carga de dados.
Difusão Loja: Status da geração da difusão de dados pelo servidor de PDV.
Data Difusão: Data da última geração da carga de dados.
Status Serviço: Indica o status do serviço de integração da difusão, será verificado a cada 30 (trinta) segundos.
Versão Serviço: Versão do serviço instalado no servidor de PDV.